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17 junho 2017

Brahms - Classical Music (7 of 20)

Brahms

Nasceu em Hamburgo em 7 de maio de 1833. Seu pai, músico, foi quem propiciou-lhe as primeiras lições. O jovem deu poucos concertos públicos e não era muito conhecido como pianista.

Começou então a compor, mas seus esforços não receberam atenção até que acompanhou Eduard Remenyi em uma turnê artística, em 1853. Nessa oportunidade, encontrou-se com Franz Liszt e mais tarde foi apresentado a Robert Schumann. Brahms tornou-se amigo e admirador platônico da mulher de Schumann, a compositora e pianista Clara, 14 anos mais velha. Ele nunca se casaria.

Em 1862, fixou-se em Viena, concentrando-se inteiramente a composição. Com um trabalho como o Réquiem Alemão, finalmente firmou uma sólida reputação, sendo visto como um dos grandes compositores de seu tempo. O fato lhe deu confiança para completar sua 1ª Sinfonia, publicada em 1876, após cerca de 10 anos de trabalho. As outras três sinfonias seguiram-se em 1877, 1883 e 1885.

Johannes Brahms.

Em 1890, Brahms resolveu deixar de compor. No entanto, não conseguiu levar adiante sua decisão e nos anos que precederam sua morte produziu numerosas obras de destaque, como as Duas Sonatas para Clarineta (1894) e as Quatro Canções Sérias (1896).

Enquanto completava suas Canções op. 121, Brahms contraiu um câncer. Suas condições piorariam em 3 de abril de 1897, quando falece. Seu corpo está enterrado no cemitério Zentralfriedhof, em Viena.

Brahms escreveu diversas grandes obras para orquestra, inclusive quatro sinfonias, dois concertos para piano, um concerto para violino e um duplo concerto para violino e violoncelo. Foi também um prolífico compositor na forma tema e variações, compondo com maestria Variações e Fuga sobre um tema de Haendel, Variações Paganini e Variações sobre um tema de Joseph Haydn.

Seus inúmeros trabalhos para orquestra de câmara formam parte central de seu repertório. Brahms é também considerado como um dos grandes compositores de lieder. Escreveu cerca de 200 delas.

Venerava Beethoven. Na casa do compositor, um busto de mármore velava sobre a mesa onde compunha. Obras de Brahms contém o que alguns de seus contemporâneos consideravam como imitações do gênio de Bonn. Inclusive a 9ª Sinfonia, que possuía temas similares encontrados apenas na 9ª de Beethoven, na 1ª de Brahms e em sua Sonata para Piano.

A afeição de Brahms pelo período clássico pode ter se refletido na escolha dos gêneros. Preferiu as formas clássicas das sonatas, sinfonias e concertos. Em geral, pode ser visto como o mais clássico dos compositores românticos. Outra grande influência sobre Brahms foi a música folclórica. Escreveu adaptações para piano e voz de 144 canções folclóricas alemãs. Suas Danças Húngaras estão entre as mais consagradas composições.

Brahms era com frequência rude e sarcástico e costumava se afastar das pessoas. Foi amigo por toda a vida de Johann Strauss, filho, embora fossem muito diferentes como compositores. Talvez o maior tributo que Brahms possa ter prestado a Strauss foi a observação de que daria tudo para ter escrito a valsa Danúbio Azul. Conta-se que Brahms descaradamente escreveu sobre a partitura original do Danúbio Azul e ao lado da assinatura do autor, a expressão: “Lamentavelmente não de Brhams!”.

Brahms: I. Un poco sostenuto - Allegro ∙ II. Andante sostenuto ∙ III. Un poco Allegretto e grazioso ∙ IV. Adagio - Più andante - Allegro non troppo, ma con brio - Più allegro.
Hr-Sinfonieorchester (Frankfurt Radio Symphony Orchestra) - Stanisław Skrowaczewski, Dirigent - Frankfurt, März 2013.

Brahms era perfeccionista ao extremo. Consta que a sinfonia conhecida como a 1ª possa não ter sido a primeira a ser composta, haja vista que costumava destruir completamente obras que não atingissem seu pretendido padrão de qualidade.

Outro fator que contribuiu para o perfeccionismo de Brahms foi que Schumann anunciara desde cedo que ele se tornaria o próximo grande compositor depois de Beethoven, uma predição à qual Brahms estava determinado a cumprir. Ele foi uma junção de opostos: um romântico na expressão, porém um clássico pela forma e técnica. A emoção que se manifesta em sua música, fonte de sua popularidade, é contida tanto pela forma tradicional quanto pela lógica tonal.

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